A dor nas costas, especialmente a dor lombar, é uma condição comum. A maioria das pessoas sentirá dor nas costas em algum momento de sua vida. Normalmente diminui dentro de algumas semanas, mas pode durar mais tempo ou retornar mais tarde.

Este artigo irá discutir tipos de dores nas costas e causas comuns. Também falaremos sobre os fatores de risco para dor nas costas, quando deve entrar em contato com um médico e tratamentos e opções de cirurgia.

Existem três tipos de dores, e estes são:

• Agudo: Esse tipo ocorre inesperadamente e normalmente dura apenas alguns dias a algumas semanas.
  • Subagudo: Esse tipo acontece de repente ou ao longo do tempo e geralmente dura de 4 a 12 semanas.
  • Crônica: Esse tipo pode começar de forma rápida ou lenta e tende a durar mais de 12 semanas.

Existem muitos tipos diferentes de problemas que podem levar à dor nas costas. Estes incluem problemas estruturais e mecânicos, condições inflamatórias e outras condições médicas.

Problemas estruturais e mecânicos que podem causar dor nas costas incluem:

• Entorse: Esta é uma lesão nos ligamentos que sustentam sua coluna. Geralmente é o resultado de levantar ou torcer de forma inadequada.
  • Variedade: Esta é uma lesão nos músculos ou tendões.
  • Hérnia ou disco rompido: É quando os discos se comprimem e causam irritação nos nervos próximos.
  • Estenose espinal: É quando ocorre um estreitamento dos espaços da coluna, o que pode comprimir as raízes nervosas que saem de cada vértebra.
  • Doença degenerativa do disco: Este é o resultado do envelhecimento, que faz com que os discos entre as vértebras se quebrem.
  • Espondilolistese: É quando uma de suas vértebras desliza para fora do lugar.
  • Vértebras fraturadas: Isso geralmente é o resultado de um trauma de grande impacto, como uma colisão de carro ou uma queda de grande altura. Às vezes, também é devido à insuficiência óssea, variando em gravidade.
  • Escoliose: Esta é uma condição em que sua coluna se curva e torce para o lado, existem graus de escoliose.
  • Ciática: Esta é uma condição em que o nervo ciático que vai da parte inferior das costas até os pés e fica irritado ou comprimido.

As condições inflamatórias que podem causar dor nas costas incluem:

• Osteoartrite espinhal: Este é o tipo mais comum de artrite que afeta as costas. Pode ocorrer em qualquer lugar ao longo de sua coluna. Normalmente, a parte inferior das costas e o pescoço são as áreas mais afetadas.
  • Espondilite anquilosante: Este é um tipo de artrite que afeta as articulações e ligamentos da coluna. Pode levar à rigidez e, eventualmente, à rigidez e inflexibilidade da coluna.

Existem muitas outras condições médicas que podem causar dor nas costas. Esses incluem:

Que outros sintomas podem ocorrer com dor nas costas?

Normalmente, a dor nas costas está contida em uma área ou se espalha por toda as costas. Também pode se espalhar para outras áreas do corpo. A gravidade da dor geralmente varia de pessoa para pessoa.

Dependendo de onde a dor está e o que a está causando, você também pode apresentar sintomas como:

• Dor que aumenta quando você se dobra ou levanta
  • Rigidez pela manhã
  • Dor que diminui com a atividade
  • Dor que piora quando sentado, em pé ou em repouso
  • Dor que vem e vai
  • Dor que irradia para as pernas, quadris ou nádegas

Quais são os fatores de risco para dor nas costas?

Qualquer pessoa pode sentir dor nas costas. No entanto, existem certas coisas que podem colocá-lo em maior risco de desenvolver dor nas costas.

Esses fatores de risco podem incluir:

• Fumar
  • Estar grávida
  • Tendo má postura
  • Falta de atividade física
  • Estar acima do peso ou ter obesidade
  • Ter uma condição subjacente como artrite

Sua idade também pode afetar sua dor nas costas. Sentir dor nas costas é mais comum à medida que você envelhece, principalmente após os 45 anos. Também é hereditário, com a genética desempenhando um papel em muitas condições que podem causar dor nas costas.

Se a dor nas costas não desaparecer dentro de algumas semanas, é importante entrar em contato com seu médico para obter cuidados médicos. Você também deve procurar atendimento médico se tiver algum dos seguintes sintomas:

• Dormência ou formigamento
  • Dor nas costas que é grave e não melhora com medicação
  • Dor após uma queda ou lesão
  • Dor nas costas que acompanha:

Se sua dor começar a interferir em suas atividades diárias ou causar alguma preocupação, entre em contato com seu médico.

Como você trata a dor nas costas?

Existem vários medicamentos que podem ajudar a aliviar sua dor nas costas. Consulte o seu médico antes de tomar qualquer medicação regularmente.

Medicamentos para ajudar a controlar a dor nas costas incluem:

• Esteróides
  • Paracetamol
  • Relaxantes musculares
  • Anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), como aspirina e ibuprofeno

Junto com medicamentos, seu médico pode recomendar outros tratamentos, incluindo:

• Suspensórios
  • Tração
  • Fisioterapia
  • Quiropraxia ou terapia de manipulação
  • Exercícios, como ioga ou Pilates

Quando a cirurgia é considerada?

Normalmente, a cirurgia para dor nas costas é uma opção se você tentou opções de tratamento não cirúrgico por 6 meses a 1 ano e elas não melhoraram seus sintomas, também depende do causador da dor e do estágio do problema, seu médico irá dizer se é necessário. Nem todo mundo que sente dor nas costas é indicado à cirurgia. Algumas dores crônicas simplesmente não podem ser curadas com cirurgia.

Como você pode controlar a dor nas costas em casa?

Existem maneiras de controlar a dor nas costas em casa. O gerenciamento doméstico da dor nas costas inclui:

• Conversando com seu médico sobre exercícios que podem ajudar
  • Ficar fisicamente ativo
  • Usando sapatos confortáveis
  • Dormindo de lado com um pequeno travesseiro entre os joelhos
  • Limitando a quantidade de peso que você levanta e carrega
  • Comer uma dieta saudável que inclui cálcio e vitamina D
  • Mantendo um peso alvo
  • Praticando uma boa postura
  • Quando for levantar objetos pesados, ​​usar as pernas e os músculos abdominais em vez das costas

A dor nas costas é uma condição comum que a maioria das pessoas experimentará em algum momento de sua vida. Muitas vezes é devido a problemas estruturais, problemas inflamatórios ou outras condições médicas.

A dor nas costas é tipicamente aguda, com duração de apenas algumas semanas, ou crônica, com duração superior a 12 semanas. Existem muitas maneiras de controlar a dor nas costas em casa, como se exercitar, manter um peso-alvo e estar ciente de sua postura, tudo depende da indicação de um profissional.

Seu médico também pode recomendar medicamentos e terapias que podem ajudar a controlar a dor. Contudo, como foi citado, em alguns casos você pode precisar de cirurgia para melhorar os sintomas.