A ciática descreve dor na parte inferior das costas, nádegas, pernas e pés. Pode parecer eletricidade passando por essas áreas. Isso pode dificultar o sono de qualidade. No entanto, existem algumas posições de dormir para dor ciática. Essa condição que é um sintoma de irritação do nervo, pode resultar da compressão do nervo ciático fora da coluna lombar, geralmente nas nádegas ou na parte posterior da coxa.

Como deitar para dormir pode agravar ainda mais o nervo, dormir com dor ciática pode ser um desafio. No entanto, certos exercícios, alongamentos e posições para dormir podem ajudar.

Como explica o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame, a dor ciática é um sintoma que acontece quando algo comprime o nervo ciático.

O nervo ciático está localizado na parte inferior das costas e se estende pelo meio das nádegas e desce pela parte de trás da perna. É por isso que as pessoas com essa condição muitas vezes sentem choques, queimação ou solavancos descendo pelas nádegas e por uma perna.

A ciática geralmente ocorre em apenas um lado do corpo, mas é possível ter ciática em ambas as pernas.

A dor ciática pode afetar todos de forma diferente. A Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos (AAOS) explica que a dor ciática pode parecer:

• Eletricidade derrubando a perna
  • Comichão
  • Formigamento
  • Uma sensação de queimação
  • Dores agudas
  • Cólicas

Também pode causar fraqueza e tremores na perna afetada. No entanto, a fraqueza geralmente é temporária e será resolvida assim que você abordar a causa raiz da dor.

A dor ciática é um sintoma de outra coisa que faz com que o nervo seja comprimido. Por exemplo, uma lesão nos discos na coluna lombar inferior ou na região sacral podem causar dor ciática.

A AAOS observa que a ciática normalmente tem uma das seguintes causas:

• Gravidez, do peso do útero comprimindo o nervo
  • Artrite, que é mais comum com a idade
  • Uma hérnia de disco, que é mais comum em pessoas com menos de 40 anos de idade
  • Um disco protuberante
  • Esporões ósseos
  • Uma lesão na medula espinhal

A ciática ocorre mais frequentemente em pessoas na faixa dos 40 anos e afeta até 40% dos indivíduos ao longo da vida. Além disso, parece haver algum grau de predisposição genética para a ciática. Não surpreendentemente, ocorre com mais frequência em pessoas que têm empregos fisicamente ativos e que realizam atividades que envolvem flexão ou torção.

Por que a ciática piora na cama?

A ciática pode piorar quando você se deita porque estar nessa posição coloca mais pressão no nervo. Isso causa um aumento da sensação dos sintomas.

Posições de dormir úteis para alívio da ciática

Um artigo na revista BMJ Open relata que a melhor posição de dormir para reduzir a dor nas costas e outros sintomas nas costas é uma posição deitada de lado com apoio.

Isso significa que, se você tiver dor ciática, a melhor posição para dormir provavelmente é do lado utilizando travesseiros para apoio.

Formas de usar o travesseiro de apoio para dormir:

• Colocando um travesseiro entre os joelhos e as pernas
  • Usando um travesseiro de corpo ao lado da frente ou das costas
  • Colocando um travesseiro atrás da parte inferior das costas para apoio
  • Descansando em um travesseiro ao seu lado

A chave é usar travesseiros estrategicamente para tirar o máximo de pressão possível da coluna para reduzir a compressão do nervo e diminuir a dor.

Posições de dormir para evitar com ciática

É melhor evitar posições de dormir que possam agravar

sintomas relacionados com as costas. Para algumas pessoas, isso pode significar que é melhor evitar dormir de lado e dormir de bruços.

Dito isto, se você se sentir confortável dormindo no lado afetado ou de bruços, geralmente não há problema em continuar fazendo isso.

Considerações durante a gravidez

Para as pessoas grávidas, a dor ciática pode não resolver completamente até que a gravidez termine. Isso ocorre porque a pressão ou a mudança no centro de gravidade do feto durante a gravidez pode causar a compressão do nervo associada à ciática.

Embora a dor ciática não resolva completamente até que a gravidez termine, existem algumas estratégias que você pode tentar para ajudar com a dor.

Para ajudar a aliviar a dor ciática durante a gravidez, o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas sugere:

• Dormindo com um travesseiro entre os joelhos e as pernas
  • Usando um travesseiro de gravidez para dormir e descansar
  • Esticando suavemente, especialmente os glúteos
  • Usando uma almofada de aquecimento na configuração mais baixa para evitar queimaduras
  • Aplicando uma compressa fria
  • Fazendo exercícios aprovados pelo médico
  • Natação
  • Usando uma cinta de apoio à maternidade para apoiar sua barriga
  • Usando um travesseiro de apoio lombar ao sentar

É sempre importante conversar com seu médico quando você sentir dor nas costas antes das 37 semanas de gravidez. A dor nas costas que ocorre com outros sintomas, como sangramento ou vazamento de líquido, pode indicar trabalho de parto prematuro.

É importante entrar em contato com um médico quando você desenvolver qualquer nova dor. A dor nas costas tem muitas causas diferentes, e encontrar o tratamento certo dependerá da identificação adequada da causa raiz.

Se você tem dor ciática, seu médico pode prescrever um tratamento que depende do que está causando a dor ciática. Isso pode incluir qualquer coisa, desde descanso e alongamento até fisioterapia ou cirurgia.

Além disso, tente evitar ficar parado por muito tempo, pois isso pode piorar a dor. Converse com seu médico sobre as melhores maneiras de se manter ativo e controlar sua dor.